sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Alimentos Cicatrizantes

Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.

Para melhorar a cicatrização também é importante manter o corpo bem hidratado porque assim a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor, uma boa solução podem ser os alimentos ricos em água como laranja, melancia e os caldos.
Confira na tabela exemplos de alimentos que contribuem para uma melhor cicatrização da pele e que devem ser consumidos no pós-operatório:
ExemplosBenefício no pós-operatório
Alimentos ricos em ProteínasCarne magra, ovo, peixe, gelatina, leite e derivadosAjudam na formação de tecido que vai ser necessário para fechar a ferida.
Alimentos ricos em Ômega 3Sardinha, salmão, atum ou sementes de chiaReduzem a inflamação facilitando a cicatrização.
Frutas cicatrizantesLaranja, morango, abacaxi ou kiwiImportante na formação do colágeno, que ajuda a pele a ficar mais firme.
Alimentos ricos em Vitamina KBrócolis, aspargo ou espinafreAjudam na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização.
Alimentos ricos em FerroFígado, gema de ovo, grão-de-bico, ervilha ou lentilhaAjuda a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida.
Alimentos ricos em ValinaSoja, a castanha-do-pará, a cevada ou a berinjelaMelhoram a qualidade de regeneração dos tecidos.
Alimentos ricos em Vitamina ESementes de girassol, avelã ou amendoimMelhora a qualidade da pele formada.
Alimentos ricos em Vitamina ACenoura, tomate, manga ou beterrabaSão bons para evitar a inflamação da pele.
​A toma do suplemento alimentar Cubitan pode ser útil para facilitar o processo de cicatrização, especialmente no caso de feridas em pessoas acamadas.

O que não comer para uma boa cicatrização

Alguns alimentos como doces, refrigerantes, frituras ou embutidos, por exemplo, podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido lesionado.

Dieta para facilitar a cicatrização

Uma boa opção de refeição para o pós-operatório é tomar uma sopa de legumes, batida no liquidificador com um fio de azeite. Essa primeira refeição deve ser líquida e pode ser tomada até mesmo num copo com canudinho para facilitar.
Quando o paciente estiver menos enjoado, poderá fazer uma refeição leve, dando preferência aos cozidos. Uma boa dica é comer 1 posta de salmão grelhado ou cozido, temperado com ervas com ovo e brócolis cozidos, e 1 copo de suco de laranja batido com morangos.

Fonte: Site Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário