sábado, 11 de fevereiro de 2017

Os Benefícios do Caroço do Abacate



A semente - vulgarmente caroço - do abacate tem sido cada vez mais reconhecida por seu valor nutracêutico! Já muito se falou dos benefícios que o abacate tem para a nossa saúde, mas pouco sabemos do verdadeiro poder nutracêutico do seu caroço. 
Já de início, o caroço de  um abacate tem a quantidade ideal de fibras que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas não é só isso, pois é no caroço que está concentrada a maior parte dos antioxidantes desta fruta: cerca de 70%. E tais fibras poderão facilitar a concentração do colesterol no trato intestinal, impedindo que seja absorvido pelo organismo. 
A semente do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de nos proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.
Vamos então saber mais dos vários benefícios que o caroço dessa deliciosa fruta pode nos proporcionar, e como utilizá-lo.
- Como já mencionado, ocorre uma grande concentração de antioxidantes no caroço de abacate. Funcionalmente, os antioxidantes protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres. O grande benefício é a prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e o combate a várias outras doenças degenerativas. Há nestas sementes uma quantidade significativa de flavonoides, uma classe muito especial de antioxidantes que, entre outras coisas, ajuda a combater o cancro. Quem sofre com essa doença deve investir em alimentos ricos em flavonoides, como o caroço de abacate.
- O aparelho digestivo é composto por vários órgãos que, quando ficam inflamados, alteram o processo de digestão. É comum, por exemplo, o desconforto e a dificuldade de absorver nutrientes. O caroço do abacate reduz não somente esse tipo de inflamação, mas muitas outras.
- A semente deste fruto pode ser de grande ajuda em diferentes problemas estomacais, alivia diarreias e a inflamação do trato gastrointestinal, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais.
Outro de seus grandes benefícios é que ajuda a aumentar as defesas do corpo, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Também possui propriedades anti-inflamatórias, o que é favorável àqueles que sofrem com doenças que atingem as articulações, como a artrite, por exemplo.
- O consumo frequente do caroço do abacate não só previne gripes e constipações, como também as cura, por seu poder de fortalecer o sistema imunitário.
- Muitas pessoas, quando ansiosas, entram em compulsão e procuram se "acalmar" exagerando nas comidas calóricas. A novidade é que o caroço de abacate pode ser um ótimo alimento para diminuir essa necessidade de comer fora de horas, e consequentemente, ajudar a perder peso.
- Ele também colabora bastante para manter o baixo nível de açúcar no sangue.
Um chá de uma semente de abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, já que esta semente contém propriedades termogênicas.
Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.

OPÇÕES DE COMO USAR O CAROÇO DO ABACATE
Com uma faca, corte ao meio e ao longo do abacate, em seguida retire o caroço.
1 - Lavar bem e deixar que seque. Guardar o caroço num saco ou num recipiente de plástico, sempre fechado, no freezer. Na hora de usar, rale um pouco e coloque no liquidificador com outros ingredientes como banana, maçã, mamão, além de água, para fazer uma deliciosa e saudável bebida.

2 - Outra sugestão é ralar, desidratar no sol e armazenar em potes de vidro com tampa de boa vedação, e manter na porta da geladeira.

3 - Outra opção é ralar 'fresquinho' sobre pratos como sopas e saladas.

PREPARO DO CHÁ:
Rale a semente de um abacate e acrescente sobre 4 xícaras de água QUASE em ebulição. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente.

                                               Caroço de abacate ralado. Sugiro colocar suco
                                                  fresco de limão para evitar escurecimento.


Como é bem concentrada e forte, sugiro o consumo de 1 colher (sobremesa)/dia
dividida em uma ou mais vezes: 1/2 pela manhã e 1/2 à tarde, por exemplo.


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