domingo, 26 de março de 2017

ÁGUA DE LIMÃO COM GENGIBRE - EMAGRECIMENTO


O consumo de água (seja de limão com gengibre ou não) antes das refeições pode contribuir com a perda de peso. Segundo informações da CNN, uma pesquisa apresentada no encontro de 2010 da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, tradução livre) mostrou que homens e mulheres obesos que ingeriram dois copos de água antes de cada refeição perderam uma quantidade de peso 30% maior do que aqueles que não tomaram os dois copos de água.
Isso dá a entender que o consumo do líquido age como um saciador, o que torna mais fácil controlar o apetite e não comer um número de calorias maior que o necessário.
Outro estudo divulgado no ano de 2011 na publicação Obesity (Obesidade), indicou que tomar um copo grande de água antes das refeições pode ser benéfico para o emagrecimento por ajudar a ingerir uma quantidade mais baixa de calorias durante cada refeição.
Agora, vamos direcionar o nosso olhar para o limão e o gengibre para entendermos se a água de limão com gengibre emagrece mesmo.

Como fazer:


Receita de água de limão com gengibre 

Ingredientes:
  • 2 litros de água;
  • 1 colher de chá de gengibre moído na hora;
  • 1 limão médio cortados em rodelas finas.

Modo de preparo:
  1. Colocar todos os ingredientes dentro de uma jarra;
  2. Misturar bem e deixar descansar na geladeira de um dia para o outro;
  3. Após, consumir a bebida ao longo de um único dia, ingerindo um copo da água de gengibre com limão antes das refeições. 
  4. Atenção: os ingredientes não devem ser reutilizados no dia seguinte. Caso perceba que não aproveitou toda a bebida, corte pela metade as medidas da receita na próxima vez em que for prepará-la.
OBS: Para aproveitar todos os benefícios do limão, em especial a vitamina C, muitas pessoas preferem fazer a água com gengibre e somente na hora de tomar, adicionar o limão espremido. Neste caso, pode-se tomar um limão com 2 copos de água com gengibre. 

CONHEÇA TAMBÉM OS BENEFICIOS DE BEBER A ÁGUA COM LIMÃO DE MANHàhttp://qualidadedevidafit.blogspot.com.br/2016/12/os-beneficios-de-beber-sumo-de-limao-de.html



O limão 

É interessante utilizar o limão na receita porque ele possui propriedades que podem favorecer o emagrecimento. A fruta é fonte de vitamina C, que é transformada em um antioxidante dentro do organismo, cuja ação causa a eliminação de resíduos desnecessários ao corpo, a redução do inchaço abdominal, além de combater a retenção de líquido. Vale lembrar que esses fatores costumam estar relacionados ao aumento de peso.
Tomar água com limão todos os dias está associado a um bom funcionamento do fígado, melhora do colesterol, pressão alta e diversas condições de saúde.

O gengibre

O gengibre é uma boa adição à água de limão para emagrecer por se tratar de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de gasto de gorduras e calorias.
Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança

Entretanto, é preciso ter em mente que na receita de água de limão com gengibre, é possível que nem todas as propriedades do termogênico e da fruta sejam aproveitadas, já que eles não serão consumidos de forma integral.

O que esperar da água de limão com gengibre

É preciso tomar cuidado com grandes expectativas com relação ao consumo da água de limão com gengibre. São dois ingredientes que trazem importantes benefícios para a saúde. Com relação ao emagrecimento, é possível sentir maior saciedade e mais energia. Se você não está acostumado a beber muita água por dia, sentirá uma diferença maior ainda. Outros indicadores de saúde podem não ser sentidos mas poderão aparecer em exames como impactos positivos no colesterol, pressão sanguínea e outros.

Não existem fórmulas mágicas 

Entretanto, é importante saber que nenhuma bebida reduz peso magicamente. Por mais que possa auxiliar, para que você realmente perceba que a água de limão com gengibre emagrece ainda é necessário seguir uma alimentação saudável, controlada, equilibrada e nutritiva ao mesmo tempo de seu consumo.
Também é importante praticar atividades físicas com regularidade, como forma de maximizar a queima calórica.
Melhor ainda se puder com o apoio e acompanhamento de nutricionista e personal trainer, que poderão auxiliar quanto a melhor dieta e treino para o seu caso, tendo em vista seus objetivos, características pessoais e saúde. 

Cuidados com o gengibre

O gengibre faz parte do grupo dos alimentos termogênicos, que devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco de causarem perda de massa muscular.
Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de alimentos termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.
Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.
O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

Cuidados com o limão 

É importante não exagerar no consumo de limão porque o seu ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes, aumentar a sensibilidade dentária para substâncias quentes e frias, causar descoloração e perda do brilho dos dentes. Tomar muito suco de limão também pode trazer efeitos colaterais gastrointestinais.
Consumir muito limão ainda pode causar alergia à fruta e existe a possibilidade de haver uma ligação entre a alergia a amendoim e a sensibilidade ao limão. Ou seja, se você sofre com alergia ao amendoim, vale a pena checar se também não terá problemas ao ingerir a fruta.
Pessoas que sofrem com a doença do refluxo gastroesofágico não devem consumir limão porque ele pode agravar a inflamação ou irritação do esôfago e causar azia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário